É PROIBIDO TOCAR TAMBOR!
O Afeganistão é um país de montanhas, no centro da Ásia. 99% da população professa o islamismo; Em setembro de 1996, o Talibã – um movimento mulçumano radical – assumiu o poder, foram afastados pelos norte-americanos e, agora, voltaram ao comando da Nação novamente. Durante os primeiros dias de governo no Afeganistão, os extremistas islâmicos baixaram várias decretos. Um deles diz: “É proibido tocar tambor”. Se alguém for flagrado rufando tambores, o conselho religioso decidirá a punição. Isto mesmo: se qualquer um dos milhões de afegãs for pego com um instrumento de percussão, será imediatamente penalizado.
Uma nação sem tambores para marcar o ritmo da música. Ah! Mas, também, nem precisava; afinal, a música também está praticamente proibida. Se forem encontrados discos com canções em uma loja, suas portas podem ser fechadas.
O que aconteceria se a música fosse banida do nosso país, das nossas casas, dos nossos templos? É sabido que a música desperta a devoção, motiva a comunhão fraternal, alegra o espírito e honra os atributos de Deus. Pode-se dizer que o papel principal da música é nos elevar acima das tribulações diárias.
Cantar faz bem!
Deputado Ismael